Avaliação Vestibular

Publicado por Heric Lopes em

A avaliação vestibular é recomendada quando um paciente procura atendimento com queixas de tontura e / ou desequilíbrio. Esse procedimento envolve uma avaliação abrangente dos sistemas vestibular, neurológico e musculoesquelético.

E pra quê essa máscara de mergulho?

Depois de ouvir atentamente a história do paciente, realizo um exame clínico neurológico. Como parte desse exame clínico, utilizo os óculos blackout com a câmera infravermelha para avaliar como os olhos estão se comportando (foto acima).

O termo sofisticado para este exame é VideoNistagmoGrafia (VNG), é uma parte essencial do exame para um diagnóstico adequado.

Os olhos não mentem

Nosso sistema vestibular possui sensores periféricos (as orelhas internas) responsáveis por detectar movimentos e “dizer” aos olhos qual direção e velocidade eles devem se mover para que possamos ver o mundo com nitidez enquanto nos movimentamos. Esses movimentos oculares são controlados por um reflexo preciso, denominado reflexo vestibulo ocular (RVO). Não temos controle sobre isso.

Durante um episódio de infecção da orelha interna (comumente viral), o lado afetado sofre perda de função e essa assimetria no nível de atividade leva à ocorrência de nistagmo.

Nista… o quê?

Nistagmo. O nistagmo é um padrão de movimento ocular involuntário que está presente em condições vestibulares e neurológicas. Ele pode ser suprimido pela fixação (ao olhar para um alvo) em luz ambiente, dificultando sua identificação. Esse sinal clínico importante pode passar desapercebido caso o profissional não utilizar os óculos blackout e a câmera infravermelha (VNG) na avaliação.

Para ajudá-lo a entender, o vídeo abaixo ilustra o que é esperado quando um paciente tem uma infecção aguda da orelha interna esquerda:

Halmagyi, G. M., McGarvie, L. A., & Strupp, M. (2020). Nystagmus goggles: how to use them, what you find and what it means. Practical Neurology.https://pn.bmj.com/content/early/2020/10/28/practneurol-2020-002513.abstract

Este padrão de movimento ocular involuntário, o nistagmo, é denominado nistagmo espontâneo de batimento fixo à direita e é um dos sinais clássico de hipofunção vestibular à esquerda.

Mensagens importantes:


👉🏼 A máscara de mergulho é estranha, mas é uma parte essencial da avaliação vestibular;

👉🏼 Os olhos não mentem – o nistagmo diz onde está o problema e é melhor avaliado utilizando a VNG.

⚠️ Procure um clínico que use essa tecnologia para fazer uma avaliação adequada.

EXAMINAR UM PACIENTE COM TONTURA SEM O USAR O VNG É COMO EXAMINAR UM PACIENTE COM FRAQUEZA MUSCULAR SEM USAR O MARTELO DE REFLEXO.

Halmagyi et al., 2020

Halmagyi, G. M., McGarvie, L. A., & Strupp, M. (2020). Nystagmus goggles: how to use them, what you find and what it means. Practical Neurology.https://pn.bmj.com/content/early/2020/10/28/practneurol-2020-002513.abstract

Heric Lopes | Fisioterapeuta


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *